OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

É preciso recuperar a Praça Cde Francisco Matarazzo Jr.

Preocupados com o estado atual da Praça Conde Francisco Matarazzo Jr., moradores entregam carta ao Prefeito Regional da Lapa:

Senhor Prefeito Regional,
Nos últimos anos, um grupo de moradores do entorno e de frequentadores da Praça Conde Francisco Matarazzo Jr. manteve contatos com Subprefeitos/as, Coordenadores e servidores da prefeitura, buscando contribuir para que a nossa Praça se tornasse um espaço agradável, saudável e seguro para todas as pessoas que quiserem frequentá-la.

Conseguimos que o ILUME instalasse postes rebaixados de luz de led, que a Subprefeitura da Lapa retirasse os alambrados que cercavam a Praça e que permitiu que sua beleza fosse revelada e vista por todos.



Lembramos sempre da época que a Price W House mantinha um termo de adoção de praças com a prefeitura (2001), pois foi o maior período que ela foi bem cuidada.


Uso da Praça
A Praça é usada por moradores para caminhadas; passeio com cachorros (e galinha!), pelos trabalhadores e trabalhadoras dos escritórios do entorno, geralmente em maior número no horário de almoço; por jovens e adultos que jogam bola na quadra durante o dia, noite e madrugada. Como é do conhecimento do poder público, e é de forma pública, é também usada por pessoas para o consumo e a venda de drogas ilícitas. Já foi ocupada como local de moradia por pessoas em situação de rua em mais de uma ocasião. 

Nos últimos 3 anos, o nosso bairro passou a receber as milhares de pessoas que se dirigem aos eventos da Arena Allianz Parque, e em determinadas situações, a praça é usada para reuniões dos(as) trabalhadores(as) das empresas prestadoras de serviços dos eventos da Arena; como passagem de pessoas sobre os jardins quando a Rua Padre Antonio Tomas é bloqueada pelo Batalhão de Choque ou pelas grades das filas dos eventos da Arena; pelos milhares de torcedores que aguardam a chegada do ônibus dos jogadores pela Av Francisco Matarazzo; pelos frequentadores de eventos da Arena almoçarem.
Torcedores aguardam o ônibus do Palmeiras na 
área do jardim da Praça

Segurança
Nossas preocupações relacionadas à segurança já foram apresentadas para a Polícia Militar e para a GCM, que em algumas ocasiões mantém rondas de policiamento em vários momentos do dia na Praça e seu entorno.
É muito importante para a segurança pública, em especial pelos eventos realizados na Arena, que o tratamento dado aos jardins (rasteiro) e a poda de árvores (levantamento), para abrir a visibilidade da praça, se mantenha - permitindo que de cada um dos 4 lados se tenha uma visão dos demais. E também que a Prefeitura Regional da Lapa reitere com a PM e GCM a necessidade de rondas permanentes.

Jardins e árvores
Ter um plano de manutenção periódica dos jardins, de capinação e de manejo das árvores.
Atualmente, a área de jardim está quase completamente na terra. 



O que for plantado ali deve prever a necessidade de manutenção, a visibilidade (plantas rasteiras) e, em especial, considerar que deve fechar a passagem dos usuários da Arena AP.

Retirar com urgência as ervas de passarinho que tomaram várias árvores da Praça e das calçadas do entorno.

Para a preservação dos jardins em dias de eventos na Arena AP, pedimos que a Prefeitura Regional reitere com os responsáveis do Palmeiras, da Arena AP e do Batalhão de Choque, para que coloquem grades em toda a volta (4 lados) da Praça, como já foi feito anteriormente.

Iluminação pública
Garantir a manutenção da iluminação da Praça, para não ter áreas escuras à noite.


Coreto
O coreto está bastante deteriorado. Nossa sugestão é usar a estrutura atual como base para um caramanchão.


Pisos
Impedir a colocação de pisos que impermeabilizem a Praça. Em dezembro/11 a prefeitura implantou caminhos de cimento da largura de uma calçada dentro da praça, contrária a todas as solicitações feitas até então de evitar a impermeabilização de áreas da Praça.

Limpeza
A Praça tem sido varrida e lavada periodicamente. Há algumas lixeiras na praça, um receptor de lixo reciclado na esquina da Rua Padre Antonio Tomas com Av Francisco Matarazzo.

Há também um ponto viciado de descarte de lixo na esquina da Rua Higino Pelegrini com a Rua Padre Antonio Tomas, que precisa ser retirado.
Manter o serviço constante de limpeza, varrição, coleta de lixo e lavagem, em especial após os eventos realizados na Arena Allianz Parque, onde sobra na Praça o lixo dos frequentadores da Arena.
Sugerimos instalar lixeiras nova e manter com frequência o recolhimento do lixo reciclável e não reciclável.

Bancos
Recuperar os bancos existentes e instalar novas opções (bancos de madeira, cadeiras de praia).

Quadra
A quadra é bastante usada por jovens e adultos.
Um problema é quando o uso da quadra é durante a madrugada, pois o barulho e gritaria de quem está jogando incomoda o descanso dos moradores do prédio que fica em frente, na Rua Padre Antonio Tomas.

Realizar periodicamente a manutenção da Quadra (o alambrado está danificado; as cestas de metal das tabelas de basquete foram roubadas, piso está quebrado e sem pintura). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!