OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Participe da Conferência Regional sobre Planos Regionais e preparatória da Conferência Municipal da Cidade

Está em debate na Cidade de São Paulo os Planos Regionais – “instrumentos de planejamento e gestão da política urbana que têm como objetivo detalhar as diretrizes do Plano Diretor Estratégico no âmbito territorial de cada subprefeitura, articulando as políticas setoriais e complementando as questões urbanístico-ambientais em seus aspectos físicos e territoriais. A implementação de diretrizes e ações prioritárias previstas no PDE são atribuição das secretarias municipais e das subprefeituras. Para tanto, o PDE determina que as secretarias desenvolvam seus planos setoriais, como o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o Plano Municipal de Habitação, o Plano Municipal de Mobilidade, o Plano Municipal de Saneamento, dentre outros. Contudo, para que cada delas possa articular suas ações com as demais, de modo a enfrentar os desafios impostos pelas especificidades dos territórios, nas 32 subprefeituras, é necessário estabelecer fóruns de debate e discussão com todos os técnicos envolvidos e a população. Essa articulação é o principal objetivo dos Planos Regionais das Subprefeituras.
Os Planos Regionais podem indicar áreas com maior demanda por equipamentos sociais, áreas verdes e parques; propor melhores conexões entre as áreas da cidade, os equipamentos públicos e as ciclovias; propor intervenções nos espaços públicos, articulando-os aos equipamentos existentes e às ações públicas previstas no território; propor a qualificação de ruas e praças, criando melhores condições de circulação, acessibilidade, permanência e uso.Portal Gestão Urbana SP.

Também estão sendo realizadas Conferências Regionais preparatórias da Conferência Municipal da Cidade, que prepara e elege delegados(as) para as Conferências Estaduais e para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, cujo tema será “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”

No sábado dia 18 de junho será realizada a Conferência Regional que vai debater, no mesmo evento, o Plano Regional e a Conferência da Cidade, para os(as) moradores(as) dos distritos da Subprefeitura da Lapa – Barra Funda/Água Branca, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Leopoldina, Perdizes e Vila Leopoldina. Nesta conferência também serão indicados(as) os(as) representantes regionais para participar da Conferência Municipal da Cidade.

Dia 18 de junho de 2016
UNINOVE Barra Funda (perto do metrô Barra Funda e da Av Francisco Matarazzo)
Credenciamento - 8h
Início - 9h
Término - 13h 


Acesse aqui o atual Plano Regional da Lapa.