OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

domingo, 27 de setembro de 2015

Mais um show na Arena Allianz Parque – Mais um dia de confusão e desorganização

Moradores do entorno da Arena Allianz Parque se surpreenderam com a confusão que ficou o bairro na sexta feira dia 25 de setembro. Passados quase um ano da realização do primeiro show, cuja organização foi caótica, havia um crédito de que desta vez haveria, pelo menos, um pouco mais de organização e providências quanto aos vários problemas tratados com os gestores da Arena e responsáveis dos vários órgãos públicos que cuidam de autorização e fiscalização.

Um público de 55 mil pessoas aguardou praticamente o dia todo em filas nas calçadas e vias, bloqueando as entradas de condomínios, comércio, garagens, pontos de ônibus e obrigando pedestres a andarem no meio do trânsito. As filas se estenderam por 9 ruas do bairro: Ruas Padre Antonio Tomas, Embaixador Leão Veloso, Teixeira e Sousa, Higino Pelegrini, Barão de Tefé, Mario Sete, Turiaçú/Palestra e Avenidas Antártica e Francisco Matarazzo. Muita gritaria. Muito lixo jogado nas ruas e calçadas.

Os ingressos não eram numerados e na tentativa de conseguir um bom lugar, os pagantes chegarem cedo, alguns na madrugada e outros já permaneciam acampados há 1 mês na calçada da Avenida Francisco Matarazzo. Mesmo chegando aos poucos, o público do show ficou aguardando do lado de fora, ocupando o espaço público, porque os portões só abriram após as 17h. Catraca, revista, e receber uma pulseira para alguns setores manteve filas até o início do show, às 21h30.

O trânsito já sobrecarregado de uma sexta feira, recebeu mais veículos do público que se dirigia para a Arena Allianz Parque e para os shows realizados nos teatros da região.

Milhares de pessoas nas ruas e carros procurando estacionamentos, durante o dia todo, atraíram centenas de vendedores ambulantes, cambistas e flanelinhas, que circulavam tranquilamente. O valor de R$ 100,00 cobrado pela concessionária não motiva motoristas a usarem o estacionamento da Arena.

A saída do público da Arena e veículos se estendeu até depois da meia noite e meia, com muito congestionamento e barulho.

Foi perceptível o reduzido contingente da PM, da fiscalização do comércio ambulante da Subprefeitura Lapa e de trânsito da CET. O lixo foi recolhido por uma equipe da produção do evento e pela prefeitura.

Por fim, como sempre é registrado por moradores dos apartamentos do entorno da Arena, foi possível ouvir o som do show dentro de casa, gerando incomodo. A Arena Allianz Parque não tem tratamento acústico adequado aos eventos que realiza.




A autorização de eventos na Arena Allianz Parque para um público de dezenas de milhares de pessoas precisa ser revisto. A administração da Arena demonstra que não tem capacidade de gestão para resolver os problemas que provoca para fora dos seus portões. 

Algumas das sugestões já indicadas pelo moradores do bairro são adequar a venda de ingressos à capacidade operacional da Arena e dos órgãos públicos, reduzindo o público; vender ingressos numerados; realizar eventos aos domingos, antecipando os horários de início e término, para permitir que o público use transporte público e assim reduzir o número de carros; abrir os portões com antecedência maior do que 3 horas antes do início do evento, para o público ficar acomodado e aguardando dentro da Arena, podendo usar banheiros e lanchonetes do local.


Rua Turiaçu/Palestra Itália

Avenida Antártica

Rua Padre Antonio Tomas esquina com Avenida Antártica

Avenida Antártica
Rua Barão de Tefé

Esquina Rua Barão de Tefé com Teixeira e Sousa























Rua Mario Sete






















Avenida Francisco Matarazzo





















Avenida Francisco Matarazzo

Avenida Francisco Matarazzo

Rua Padre Antonio Tomas























Rua Padre Antonio Tomas - grades impedem a passagem de pedestres pelas calçadas









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!