OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Como queremos que seja o nosso bairro?

O Subsetor A1 da Operação Urbana Água Branca - terreno localizado na Av. Marquês de São Vicente, hoje ocupado pela CET - está destinado pela lei da Operação Urbana Consorciada Água Branca - OUCAB para receber habitação de interesse social (HIS), equipamentos de educação, esporte, cultura, lazer e saúde (Território CEU e UBS), parque, mobilidade e alguns serviços.

O desenvolvimento do projeto para o local é objeto de um concurso coordenado pelo IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil, cujo edital foi publicado no dia 20 de fevereiro/15.

O Grupo de Gestão da OUCAB realizou uma oficina no domingo dia 22 de fevereiro/15, para moradores e trabalhadores no perímetro da Operação Urbana, para recolher contribuições para subsidiar a decisão do juri do concurso.

Com uma metodologia participativa, com imagens, mapas, fotos aéreas, dado conceitual e maquete, os participantes da Oficina puderam conhecer conceitos e indicar coletivamente como gostariam que fosse este local.

O resultado da Oficina será sistematizado pela SMDU e divulgado no site do Grupo de Gestão.

Ao chegarem, os moradores identificavam numa foto aérea do perímetro da Operação Urbana Água Branca, onde moram ou trabalham.


Membros do Grupo de Gestão da OUCAB apresentaram informações sobre o que está previsto para o Subsetor A1 - terreno hoje ocupado pela CET, onde serão construídas moradias, equipamentos de educação, cultura e lazer (Território CEU), unidade básica de saúde (UBS) e alguns serviços e comércio. 


Moradores fazem um passeio para conhecer a área do Subsetor A1
(terreno ocupado pela CET).

Em grupos, os participantes da Oficina registraram o que gostam de ter
perto do local onde moram.
O que queremos perto de casa?


Orientados por técnicos da SMDU e SPUrbanismo, que apresentaram e explicaram conceitos, os moradores desenvolveram uma proposta de ordenamento dos programas e serviços para a área do subsetor A1.

Orientados pelo dado conceitual, os moradores indicavam sugestões sobre mobilidade, fruição, áreas verdes e posicionamento dos prédios, CEU e UBS.

Cada pessoa jogava o dado e indicava sua sugestão a
partir do conceito presente na face do dado.

Maquete finalizada







O resultado do trabalho em grupos foi apresentado com justificativa, assim como a avaliação que os participantes tiveram da realização da Oficina.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!